BLOG

A Importância da Responsabilidade Social das Empresas (RSE)

 

As empresas possuem uma grande importância no que diz respeito a sua capacidade de gerar impacto social. Para além da geração de riquezas e empregos, tal capacidade de impacto social não pode ser negligenciada. Um dado relevante é que das 100 principais entidades econômicas do planeta, 69 são empresas e apenas 31 são países.

A sociedade hoje exige cada vez mais que as empresas tenham um propósito social claro, pois o que começou com o mínimo exigido, virou um diferencial e atualmente mostra-se fundamental para a sobrevivência dos negócios.

 

Mudança no comportamento dos consumidores

Percebe-se que nos últimos anos, os consumidores têm se preocupado cada vez mais com os valores associados às marcas, indo além do simples custo dos produtos ou serviços. Eles buscam produtos sustentáveis não apenas em termos ambientais, mas também considerando o bem-estar e a qualidade de trabalho daqueles que produzem ou prestam o serviço a ser adquirido.

Quando uma empresa demonstra compromisso tanto interna quanto externamente, os consumidores se sentem mais confiantes e à vontade para adquirir seus produtos ou fazer negócios com a marca. Além disso, a ISO 26000, uma norma de orientação, contribui com diretrizes para a responsabilidade social nas organizações.

 

O papel crucial da RSE

Nesse contexto, de maior necessidade de um comportamento socialmente responsável e dos consequentes benefícios, a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) ganha destaque como a obrigação das organizações de considerar o impacto de suas atividades nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. A RSE guia as ações das empresas com o propósito de melhorar o mundo. Ela vai além do lucro e busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

 

A responsabilidade é sua também!

quebra cabeça jurídico

A Responsabilidade Social não se limita à conformidade legal; é uma abordagem proativa para criar valor sustentável a longo prazo. Empresas que adotam práticas socialmente responsáveis geralmente desfrutam de melhor reputação e são mais atraentes para investidores e consumidores.

Assim, fica evidente a necessidade de equilibrar os interesses comerciais com o desenvolvimento sustentável. A Responsabilidade Social das Empresas desempenha um papel crucial nesse cenário.

 

Implementação e segurança jurídica

Para a implementação dessas e de outras práticas semelhantes, recomenda-se que o procedimento seja acompanhado por profissionais jurídicos especializados, de modo que as questões de conformidade, boas práticas e desenvolvimento sustentável sejam realizadas de maneira correta e com segurança jurídica, resguardando os interesses da empresa e dos demais atores envolvidos.

Autor: Ricardo Dalla Roza Schiavo (OAB/SC 55.421-A e OAB/RS 94.291)

Referências:

Compartilhe: